Tartarugas Ornamentadas de Caixa

Tartarugas Ornamentadas de Caixa

História

A Tartaruga Ornamentada de Caixa, também conhecida por Ornate Box Turtle e Terrapene ornata, é uma espécie de tartaruga residente da América do norte. Gosta das planícies com arbustos e solos com água por perto.

Esta espécie de tartaruga encontra-se em “Baixo Risco”, pelo que diz-nos logo que não existem assim tantos exemplares como poderiam haver, em grande parte devido à caça ilegal de animais.

Descrição

A carapaça deste reptil ronda os 9 e os 15 cm e as cores depende de exemplar a exemplar. Estas cores variam entre preto, cinzento-escuro e castanho avermelhado e linhas amareladas.

A pele das próprias tartarugas é de cor castanha e com pintas amarelas, e ao contrário do que acontece com a maioria das tartarugas, os machos são maiores do que as fêmeas.

Esta tartaruga é mais activa à noite, sendo que de dia costuma reduzir a sua actividade ao mínimo. Existem duas subespécies dentro desta espécie, sendo a segunda tendo com preferência um ambiente mais quente.

Alojamento

Estas tartarugas podem ser alojadas tanto no interior como no exterior, sendo necessário obedecer a alguns parâmetros dependendo do tipo de alojamento.

No caso de queremos alojá-las em interior, temos de ter em atenção que é necessário ter um volume de espaço considerável. E isto não é apenas por serem grandes tartarugas, mas porque exploram as coisas mais na horizontal do que propriamente na vertical.

Para conceber uma casa adequada para uma Tartaruga Ornamentada de Caixa deve dispor de um terrário cujo tamanho atinja pelo menos os 120 x 200 x 64 cm. O solo deve ser composto por algo que permita à tartaruga escavar. Terra com areia é quanto basta, mas há outras soluções possíveis.

A iluminação com lâmpadas de raios UV é também importante caso o terrário esteja colocado num local em que não incida luz solar directa. A temperatura deve rondar os 25 e os 30ºC. Uma harmonia térmica é o perfeito.

O facto de ser terrestre não quer dizer que não necessite de uma zona de água. É importante que disponha de água suficiente para mergulhar todo o seu corpo, mas isso bastará.

Caso prefiramos um alojamento externo, apenas devemos ter em atenção que nas alturas mais frias é importante recolhê-la para dentro de casa, senão ela acabar por hibernar quando chegar a altura.

Dieta

Sendo seres omnívoros, criar uma dieta variada não é problema pois gostam de um pouco de tudo. Frutas, bagas, vegetais diversos, insectos como minhocas e gafanhotos são alguns dos alimentos que podem comer.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook