Tartarugas de Orelha Amarela

Tartarugas de Orelha Amarela

Descrição

A Tartaruga de Orelha Amarela (ou Trachemys scripta scripta) é uma tartaruga originária dos Estados Unidos da América. Com uma esperança média de vida que ronda os 40 anos em cativeiro, é uma das tartarugas mais populares de estimação.

As fêmeas, como acontece com a grande maioria das espécies de tartarugas, atingem um maior tamanho do que os machos. No caso das tartarugas de Orelha Amarela, as fêmeas podem chegar até aos 33 cm, enquanto no caso dos machos o seu tamanho apenas alcança os 20 cm no máximo.

A pele desta tartaruga é verde-azeitona, mas são as suas manchas e riscas amarelas a característica de maior destaque, daí o seu nome. O plastrão é quase completamente amarelo, mas dispõe de manchas esverdeadas. Com o passar do tempo toda a cor da tartaruga escurece. Esta característica faz com que se assemelham às Pseudemys concinna concinna.

O período de maior actividade é o diurno, já que escolhe as manhãs para se alimentar e passa o resto do dia a aquecer-se de todas as formas possíveis, quase como um gato. À noite fica a dormir, preferindo a água para esta ocasião.

No seu estado selvagem podemos encontrar mais tartarugas em zonas onde haja mais vegetação como algas, lírios, etc. É que esta vegetação ajuda-as a defenderem-se contra potenciais predadores.

O acasalamento pode ocorrer durante quase todo o ano expecto no Inverno. Podem envolver-se com outras tartarugas “scripta”, não necessariamente da espécie “Orelha Amarela”. Todo este processo ocorre na água, mas é importante haver solo suficiente para a fêmea colocar os seus ovos (até 10). Cerca de 3 meses depois nascem os filhotes.

Alojamento

Um aquário ou aquaterrário é suficiente, sempre deste que haja uma parte de zona seca onde possa ficar o tempo que quiser. Um aquário de 290 litros no mínimo é suficiente para albergar 1 ou 2 tartarugas desta espécie, mas para mais exemplares é necessário um aquário maior.

O aquário deve ter uma profundidade que alcance os 50 cm e uma temperatura que ronda de 22 a 27 cm. Sendo um aquário, a instalação de um filtro é de extrema importância para ajudar a manter o aquário limpo e saudável.

Como indicámos, é importante uma zona seca e por isso muitos donos de tartarugas preferem os aquaterrários, que oferecem o melhor dos dois mundos. No caso da zona seca, esta deve ter uma temperatura que ronde os 30ºC e é necessário a instalação de uma lâmpada de luz UV caso não seja possível a incidência de sol directo. Esta lâmpada é apenas para ser usada durante o dia quando ela está acordada, nunca durante a noite.

Dieta

A dieta desta tartaruga é a mesma de uma semi-aquática / aquática: vegetais e frutas e os famosos sticks. Devemos evitar no entanto camarões secos e a alface. Os camarões devido à falta de nutrientes e a alface pois provoca diarreia.

A alimentação das crias, no entanto, é um pouco diferente. As crias são carnívoras de nascença e preferem insectos, aranhas, peixes, entre outras carnes. À medida que vão envelhecendo vão perdendo o apetite para as carnes e começam a preferir os vegetais.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook