Tartarugas de Faces Rosadas

Tartarugas de Faces Rosadas

Descrição

A Tartaruga de Faces Rosadas (ou Trachemys scripta elegans) obteve o seu nome devido a uma característica risca de cor laranja ou vermelha atrás do olho. No entanto não devemos usar este detalhe isolado para identificar esta espécie, já que a cor pode mudar com o tempo.

No caso de tartarugas mais velhas, esta risca até pode ser preta, pelo que pode dar a entender tratar-se de outra espécie. Os machos dispõem de unhas mais compridas que as fêmeas nas patas da frente, enquanto as fêmeas têm também uma cauda mais estreita.

Em relação à sua carapaça, esta é oval e achatada em cima, pelo que obedecendo a estes detalhes podemos já distinguir uma Tartaruga de Faces Rosadas de qualquer outra espécie.

A verdade é que a domesticação desta espécie em certos países como Portugal é ilegal, no entanto no caso de Portugal quem tiver obtido esta tartaruga antes de 1997 é-lhe permitido manter esta tartaruga.

Esta tartaruga é bem mais activa durante o dia do que durante a noite. Ela prefere a zona seca quando está acordada. Nada muito bem, pelo que quando está acordada normalmente só vai à água para arrefecer, apenas para voltar a expor-se ao sol.

A tartaruga também poderá demonstrar comportamentos mais agressivos caso seja colocada em aquários pequenos com outras tartarugas.

Alojamento

Esta espécie de tartarugas prefere as águas paradas, de preferência com vegetação incluída. Devemos esquecer os aquários com ilha no centro, e optar por aquários rectangulares divididos em duas zonas, uma com água e outra seca.

Dieta

Como esta espécie come todo o tipo de coisas, pelo que é permitido criar uma dieta variada. O granulado seco para tartarugas deve ser o mais usual, mas também podemos optar por pequenos insectos como gafanhotos, verduras, algumas frutas, entre outras coisas.

Higiene

É importante uma higiene regular, já que as Tartarugas de Faces Rosadas sujam rapidamente qualquer aquário. Isto exige que mudemos com frequência a água. A colocação de um filtro irá facilitar bastante esta tarefa, já que este filtro ajudará a eliminar parcialmente a sujidade na água.

Cuidados a ter

Existem várias questões que se devem ter em conta na altura de cuidar de uma tartaruga de faces rosadas. A grande maioria das falhas por parte dos donos são derivadas por uma má alimentação.

Os camarões secos por vezes são o único alimento fornecido pelos donos, mas isso é incorrecto. O granulado deve ser a base, os camarões servem mais como guloseima e para variar na dieta da tartaruga.

Elas gostam bastante luz e necessitam dos raios UV para fortalecer a sua carapaça. A falta de luz natural fará com que a tartaruga ganhe uma carapaça mais mole, pelo que ficará mais fragilizada.

As doenças mais comuns nesta espécie consistem em infecções na pele, carência de cálcio (e consequente moleza da sua carapaça) e ainda abcessos na zona das orelhas.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook