Legumes para tartarugas

Legumes para tartarugas

As verduras e legumes são uma das principais fontes de alimentação de grande parte das tartarugas. Os legumes, para além de permitirem fornecer uma quantidade variadíssima de alimentos que permitem criar uma dieta variada, são alimentos que elas por norma adoram!

No entanto nem todos os donos de tartaruga o fazem, em parte por desconhecimento, em parte por medo a que dêem algum vegetal que faça mal às tartarugas… e esse medo é perfeitamente normal, mas este artigo será de grande ajuda para essas pessoas.

Na continuação vamos falar sobre os tipos de legumes e vegetais que as tartarugas podem comer e como o fazer, como inserir numa dieta equilibrada… depois deste artigo qualquer dono poderá dar vegetais para fazer da sua tartaruga um réptil mais feliz!

Legumes escuros e folhas verdes

Estes legumes devem fazer parte de 10% da sua dieta quando ainda são jovens, mas essa percentagem deve ser aumentada à medida que o tempo vai passando já que a tartaruga começará a comer menos carnes, chegando até aos 50%.

Este tipo de vegetais são a principal fonte de fibra para tartarugas, algo extremamente importante para os intestinos delas, como também fornecem vitaminas e minerais que ajudam no desenvolvimento da tartaruga.

Vegetais como couve, alface (escura), folhas de trigo e nabos verdes são alguns dos vegetais preferidos. Outros legumes que podem ser administrados mas em menor quantidade incluem a acelga, salsa e espinafre.

Outros vegetais

Nem todos os legumes devem ser escuros para serem administrados, no entanto estes outros devem suportar uma percentagem menor da dieta das tartarugas, alcançando até aos 30%. Com estes vegetais conseguimos fornecer todos os nutrientes restantes.

Alguns destes legumes e vegetais incluem a batata-doce, cenoura ralada, grãos verdes, quiabo, tomates, cogumelos, brócolos, repolho, beterraba e couve-flor. Estes últimos devem ser administrados em menores quantidades e menos regularmente que todos os outros.

Legumes proibidos

Esta é uma questão que coloca muitas dúvidas na cabeça dos donos de tartarugas é que tipos de legumes é que devem ser evitados a todo o custo. A alface (verde) e o aipo são dois legumes a evitar não só pela fraca fórmula nutricional como também ainda podem causar diarreia.

Outros vegetais a evitar incluem ruibarbo, batata (excepto a doce) e folha de tabaco. Tendo algum cuidado para evitar estes legumes se tornará mais fácil criar uma alimentação à base de vegetais.

Confecção

Como é perfeitamente normal, é necessário uma preparação prévia antes de dar legumes às tartarugas. Estes devem ser lavados para remover quaisquer tipos de pesticidas e insecticidas que possam existir.

Agarramos nas verduras e as mergulhamos em água durante 30 segundos no máximo, e depois passamos novamente por água. Estes devem posteriormente serem cortados ou mesmos ralados em pedaços pequenos o suficiente para que a tartaruga possa comer.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook