Frutos para tartarugas

Frutos para tartarugas

Todos os animais domésticos necessitam de uma dieta variada para que possam ganhar todos os nutrientes necessários. E um dos alimentos que grande parte das tartarugas pode comer é a fruta. Isto é algo quem nem todos os donos sabem, e menos são aqueles que sabem quais os frutos que as tartarugas podem comer e como o administrar.

Na continuação vamos falar sobre a importância da fruta na alimentação e como administrá-la na dieta de uma tartaruga.

Frutos a escolher

Nem todos os frutos são indicados para tartarugas, mas há alguns que são muito bons e elas adoram. Entre eles podemos encontrar frutos como morangos, amoras, framboesas, mirtilos e groselhas… neste exemplo grande parte deles são semelhantes às amoras pois as tartarugas adoram tanto o sabor como a textura e o próprio tamanho destes frutos.

Este tipo de frutos são ricos não só em fibras como também em vitaminas B e C e ainda antioxidantes, tudo nutrientes que as tartarugas não conseguem obter dos seus alimentos habituais, uma das principais importâncias para a inserção das frutas na dieta de uma tartaruga.

Como alimentar frutos

É importante que os frutos não sejam dados por inteiro, pois arriscamos a que a própria tartaruga se engasgue. Com isso em mente, devemos cortar os frutos em pedaços pequenos o suficiente para que a tartaruga os consiga ingerir.

Se preferirmos, também os podemos ralar (não ficando em pó ou migalhas, no entanto) para acelerar todo o processo. É importante que estes pedaços sejam pulverizados com suplementos de cálcio e vitamina para que sejam proveitosos o suficiente. Para além disso, devemos escolher os frutos moles e macios.

Motivos para fornecer frutos

Como já dissemos, os frutos são óptimas fontes de nutrientes, no entanto os frutos não devem servir de base para uma alimentação saudável. No máximo, os frutos podem constituir cerca de 10% da alimentação, ou seja, não existe a necessidade de dar fruta todos os dias.

Grande parte das verduras sim, devem constituir mais de metade da alimentação diária de uma tartaruga. Não obstante, podemos misturar ambos os alimentos para permitir uma refeição mais variada, mas sempre moderadamente.

Cuidados a ter

É importante lavar quaisquer frutos que sejam dados às tartarugas pois estes podem dispor de quaisquer químicos, pesticidas ou insecticidas. Existem certos tipos de frutos que podem ser venenosos para as tartarugas, como as cerejas, e por isso devem ser evitados a todo o custo.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook