Doenças nas tartarugas

Doenças nas tartarugas

Existem uma serie de doenças que podem afectar a nossa tartaruga, e depende de nós detectá-las pois dificilmente a tartaruga irá mostrar sinais. Devemos estar sempre atentos a quaisquer mudanças no hábitos da nossa tartaruga, como também conhecer sintomas que possam indicar que há algo de errado com o nosso reptil.

Na continuação vamos falar sobre algumas das doenças que podem afectar as tartarugas, para que não só consigas detectar certos sintomas como também ter a capacidade de agir caso aconteça algo com o nosso animal de estimação.

Carapaça mole

Esta é uma questão que só afecta as tartarugas, já que são muito poucos os outros animais que também dispõem de carapaça. Uma tartaruga pode dispor de uma carapaça mole devido à falta de cálcio ou de raios UV.

Uma carapaça mole traz diversos problemas e riscos para as tartarugas. Com uma carapaça mole esta pode inclusive partir-se, o que seria bastante grave para o animal. Caso aconteça, deve-se imediatamente levá-la a um veterinário para que este possa ajudar.

Num estado mais avançado, em que os níveis de cálcios são quase inexistentes, é possível que haja a necessidade de levar injecções de cálcio.

Fezes líquidas

Se detectarmos fezes líquidas pode acontecer que a tartaruga sofra de uma infecção nos intestinos. Não é algo muito grave, pois pode ser devidamente curada através de medicamentos específicos para este tipo de situação.

O veterinário analisa as fezes, detecta qual o grau da infecção e passará a receita correcta para uma cura rápida. Para além do medicamento, é também necessário desinfestar o habitat da tartaruga para que não volte a acontecer.

Pneumonia

As tartarugas são sensíveis às correntes de ar, e por isso apanhar uma pneumonia não é tão raro assim caso tenha passado algum tempo numa zona com correntes de ar. É facilmente detectável, já que para além de uma respiração ruidosa também encontramos borbulhas no nariz e garganta.

Caso detectemos que a nossa tartaruga possa sofrer de pneumonia, devemos ir rapidamente a um veterinário para que ele preste os cuidados necessários.

Prolapso intestinal

Chamamos de prolapso intestinal quando o intestino sai da cloaca. Neste tipo de situações é urgente que a tartaruga seja operada. Nas tartarugas aquáticas acontece algo semelhante mas como o pénis, mas neste caso não é necessária qualquer tipo de intervenção cirúrgica pois tudo normaliza após alguns minutos.

Descamação

A descamação em si não é um problema, já que é uma questão natural dos répteis em geral largarem as suas escamas para darem lugar a escamas novas. No entanto devemos ter em atenção se a própria descamação é normal ou não.

Se vermos demasiadas escamas caídas ou mesmo pedaços de tamanho anormal, então devemos ir a um veterinário. Os ácaros podem ser um motivo para uma descamação anormal.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook