Cuidar da carapaça das tartarugas terrestres

Cuidar da carapaça das tartarugas terrestres

A tartaruga terrestre é um animal selvagem, e como acontece com qualquer animal selvagem que queremos como animal de estimação, é importante uma simulação quase perfeita do seu habitat natural em nossa casa em forma de terrário ou aquaterrário.

Esta deve-se sentir praticamente como se estivesse no seu local de origem, com um terrário devidamente decorado a rigor. Claro que é impossível criar o ambiente perfeito, no entanto com um pouco de imaginação e os recursos certos conseguimos recriar o ambiente necessário para que a nossa tartaruga terrestre se sinta bem.

E para vermos se realmente as coisas estão a correr bem, podemos analisar essa situação através da própria carapaça. A carapaça da tartaruga irá mostrar a nós e a qualquer pessoa que a veja se esta tartaruga está a ser bem ou mal tratada, se esta gosta do seu lar ou se simplesmente não é suficientemente bom.

Para que descubras se o que fazes é suficiente e para que aprendas como o fazer bem, na continuação vamos dar uma série de dicas que te irão ajudar a cuidar da carapaça de uma tartaruga terrestre. Desta forma poderás garantir que o teu animal de estimação fica em boas mãos.

Luz solar

A luz solar é das coisas mais importante se queremos ver uma carapaça saudável. A tartaruga terrestre necessita de apanhar sol directo devido aos raios UV. Estes raios ajudam a ganhar vitamina D4, que por sua vez ajuda a gerir o cálcio, principal responsável pelos ossos e em especial no caso das tartarugas, pela sua carapaça.

Alimentação adequada

Como é óbvio, a alimentação que fornecemos à nossa tartaruga também tem um papel muito importante no desenvolvimento da mesma e da sua carapaça. No caso das tartarugas terrestres, estas alimentam-se de ervas, flores, frutas, etc. Também podem comer certas carnes.

Estes alimentos dispõem de certos nutrientes essenciais para a sobrevivência de uma tartaruga, e uma tartaruga com uma alimentação saudável e rica em nutrientes é meio caminho andado para uma carapaça perfeita.

Suplementos

No caso de existir uma carência difícil de combater de algum nutriente, existe sempre a possibilidade da utilização de suplementos que ajudam a combater tal deficiência na dieta. Estes suplementos ajudam inclusive a combater a falta de luz solar, já que também podem fornecer o cálcio e a vitamina D4 necessário.

Localização e estruturação do terrário

Sendo animais selvagens, ainda para mais terrestres (que por norma preferem os ambientes secos), é normal que a preferência destas tartarugas seja o exterior. Se tivermos essa possibilidade, é preferível deixar o terrário instalado no exterior para que a tartaruga viva mais feliz.

Independentemente da localização do terrário, como dissemos logo no início do artigo é de extrema importância que este simule tanto quanto possível o ambiente que esta tartaruga vive no seu local de origem. Se é uma tartaruga que vem dum sítio com muita vegetação, então o terrário deve dispor de muita vegetação, e vice-versa.

Limpeza da carapaça

A limpeza da carapaça é uma tarefa bastante importante se queremos uma linda carapaça. A frequência depende onde a tartaruga vive: se for no interior, então uma vez por semana é quanto basta, mas se viver no exterior, então duas vezes por semana será suficiente.

Atenção que na limpeza da carapaça nunca devemos aplicar quaisquer tipo de produtos de limpeza e / ou higiene. A limpeza da carapaça é feito apenas com uma escova e água e esfregamos as zonas mais sujas. Nada de champôs ou algo semelhante.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook