Cuidar da carapaça das tartarugas aquáticas

Cuidar da carapaça das tartarugas aquáticas

A carapaça de uma tartaruga aquática é uma parte do corpo que serve para além de defesa, serve como identidade para a tartaruga. Através da carapaça de uma tartaruga aquática conseguimos perceber de imediato se estamos a fazer bem as coisas no sentido em que todas as condições são as adequadas para o bem estar da nossa tartaruga ou não.

Sendo uma tartaruga aquática, será a qualidade da água o factor que causará mais ou menos impacto na vida da nossa tartaruga. Ao contrário das tartarugas terrestres, as tartarugas aquáticas passam quase todo o seu tempo dentro de água, pelo que certas necessidades nem são necessárias para manter uma carapaça saudável e limpa.

Mas por outro lado, por muito que nos esforcemos ao prestarmos uma boa alimentação, se a água estiver suja isso irá afectar em grande medida a carapaça. Na continuação vamos mostrar dicas que deves ter em conta para manter uma carapaça de uma tartaruga aquática lindíssima.

Luz solar

Este é um factor de extrema importância na vida de uma tartaruga. Independentemente do tipo de tartaruga que se trata, todas elas necessitam de receber luz solar. A luz solar através dos raios UV fornecem uma vitamina muito importante para a actuação do cálcio no nosso réptil. Sem essa vitamina, por muito rico em cálcio que seja a alimentação que definirmos, esta não será aproveitada devidamente.

Na impossibilidade de fornecer luz solar directa, a solução para pela aquisição e instalação de lâmpadas de raios UV, populares entre os répteis domésticos, que simulam correctamente a luz solar e assim fornecem o necessário para o desenvolvimento correcto da tartaruga.

Alimentação

Uma boa alimentação é também muito importante, afinal de contas o cálcio e muitos outros nutrientes têm de vir de algum lado, e a alimentação é a principal fonte de nutrientes da grande maioria dos seres vivos.

As tartarugas aquáticas são omnívoras, o que facilita-nos muito a nossa tarefa já que não é difícil definir uma dieta variada e com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da nossa tartaruga e, consequentemente, da sua carapaça.

Banho

As tartarugas aquáticas permitem fazer algo fantástico que as outras não permitem: dar um bom banho. Esta é uma tarefa bem mais simples do que possa parecer e que ajudará em muito a manter a carapaça da nossa tartaruga limpa.

Primeiro, é necessário arranjarmos um recipiente um pouco maior que a nossa tartaruga para que a possamos colocar lá dentro durante algum tempo. Devemos encher esse recipiente com cerca de um palmo de altura de água e colocamos lá dentro a tartaruga.

Nessa água não devemos aplicar qualquer tipo de produto de limpeza e higiene como champô, sabão ou qualquer outra coisa do género. A água deve simplesmente ser limpa para não ser agressiva à nossa tartaruga.

Ao colocarmos a tartaruga lá dentro, devemos aguardar quinze minutos. Ela irá brincar um pouco e todo o seu corpo ficará molhado com esta água completamente limpa. O passo seguinte explica porque é que não devemos fazer isto no seu aquário.

Ainda com a tartaruga dentro do dito recipiente e dentro de água, utilizamos uma pequena escova para esfregar a sua carapaça. Visto que está dentro de água, será mais fácil remover qualquer tipo de sujidade que tenha restado amolecida. Essa sujidade ficará na água que deitaremos fora no final deste processo.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook