Como saber a idade das tartarugas

Como saber a idade das tartarugas

Algo bastante interessante para sabermos é como descobrir a idade de uma tartaruga. Todos sabemos que elas são capazes de viver durante muitos anos ao contrário da maioria dos animais de estimação. Aliás, o recorde da tartaruga que viveu mais anos foi uma da ilha de Tonga, que viveu cerca de 188 anos.

Bem, 188 anos não é nada normal, mas por volta dos 50 anos já é uma taxa bastante comum entre as tartarugas. O quanto vivem não depende apenas da espécie de tartaruga que se trata, como também da forma como as tratamos. Uma tartaruga bem tratada é uma tartaruga com saúde e que viverá durante longos e bons anos.

O que faremos na continuação é dar algumas dicas para que consigas obter a idade aproximada de uma tartaruga. Não é possível saber com exactidão a idade de uma tartaruga, no entanto com as nossas dicas poderás fazer uma estimativa da sua idade observando algumas características.

Identificar a espécie

A primeira coisa que devemos fazer é identificar a espécie de tartaruga. Cada espécie tem uma média de anos que pode alcançar e necessitamos de saber tanto a média como o limite da nossa tartaruga.

Para além disso a tartaruga deve dispor de carapaça dura. Se for mole já não permitirá ver alguns dos detalhes que necessitamos para identificar a idade.

Observar os escudos

Os escudos dispõem de espécies de secções em forma de linhas que devem ser contadas para a nossa fórmula. Estas linhas surgem à medida que a tartaruga cresce, e por isso são bastante úteis para saber-se a idade da tartaruga.

Pesar e medir

O próximo passo é pesar a tartaruga numa balança e medi-la com uma fita métrica. Se for uma tartaruga pequena com poucos anéis (os ditos riscos nos escudos), então é porque a tartaruga tem até um ano de idade.

Analisar toda a carapaça

O desgaste da carapaça é sinal de antiguidade. Uma tartaruga nova terá menos riscos, uma carapaça com menos zonas gastas e os seus escudos terá menos riscos. Se for o caso e for de tamanho médio / grande, é porque a tartaruga não terá mais de 6 anos. Caso se denote mais gastos, tem o tamanho máximo de uma tartaruga adulta para a espécie que se trata e diversos riscos nos escudos, nesse caso terá mais de seis anos.

Depois de tudo isto é possível conseguir ter uma noção da idade da tartaruga.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook