Aquários para tartarugas

Aquários para tartarugas

A criação ou aquisição de um aquário para tartarugas é algo que suscita muitas dúvidas. Nem sempre sabemos qual é a estrutura certa, se realmente a nossa tartaruga irá gostar do seu novo lar, se a decoração é adequada ou não…

De qualquer das formas na continuação vamos mostrar como criar o aquário perfeito para as nossas tartarugas, desde que se saiba de antemão que o alojamento perfeito para a nossa tartaruga são os aquários (sendo a tartaruga aquática ou semi-aquática, é disso mesmo que se trata.

Tamanho do aquário

Como deves imaginar, o tamanho do aquário dependerá directamente do tamanho da tartaruga. E para ajudar a escolher o tamanho certo, vamos separar o tamanho dos aquário em escala com o tamanho das tartarugas:

Tartarugas até 7 cm – 40 x 20 x 35 cm, com 15 a 20 cm de água

Tartarugas de 7 a 15 cm – 60 x 35 x 45 cm, com 30 a 35 cm de água

Tartarugas de 15 a 23 cm – 100 x 50 x 70 cm, com 50 a 60 cm de água

Acima de 25 cm – 100 x 70 x 75, com 80 a 100 cm de água

Caso queiras colocar mais de uma tartaruga, então acrescenta a esta medida cerca de 3 cm por exemplar. De notar que mais de 5 tartarugas num aquário não dá bom resultado na grande maioria dos casos, pois estas poderão desenvolver comportamentos de agressividade.

Componentes do aquário

Para que possas construir um bom aquário para tartarugas, há alguns componentes que deves dispor para ter um aquário adequado para a tua tartaruga. Entre esses componentes vamos encontrar:

Base para delinear área seca – Através desta base será permitido à tartaruga poder passar algum tempo fora de água, grande parte do tempo para apanhar banhos-de-sol.

Água – Zona principal do aquário onde as tartarugas passam a maior parte do seu tempo. O tempo que lá passam varia de espécie para espécie, mas esta deve estar sempre bem limpa.

Filtro – O filtro ajudará a eliminar grande parte das impurezas e sujidade que possam surgir na água. O tipo de filtro dependerá do tamanho do aquário e da quantidade de água a filtrar.

Aquecedor – O aquecedor ajudará a manter a água na temperatura adequada para as tuas tartaruga. A temperatura dependerá de espécie para espécie.

Termómetro – Este engenho permitirá medir a temperatura actual da água. Apesar da grande maioria dos aquecedores já disporem de termómetro incluído, em caso de avaria, este segundo termómetro ajudará.

Decoração

A decoração não necessita de ser exagerada, no entanto há certos detalhes que devemos ter e atenção para conseguir uma decoração adequada. A decoração não deve ser pontiaguda de alguma forma e não deve haver coisas demasiado pequenas que possam ser engolidas pela tartaruga.

Um exemplo claro disso é a própria areia, que algumas espécies tendem a comer e que pode causar problemas muito graves. Pedras também demasiado pequenas no fundo do aquário poderão causar o mesmo problema.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Tartarugas:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook